Palco Móvel de Dois Irmãos

Pontos Turísticos Serra Gaúcha

A Avenida São Miguel é considerada o coração cultural e histórico da cidade de Dois Irmãos. Foi a primeira via pública da localidade. O adensamento construtivo e demográfico se fez ao longo desse espaço. Antigamente abrigava casas de comércio e estabelecimentos de atividades artesanais (ferrarias, marcenarias, carpintarias, sapatarias, etc.), residências e igrejas, plantadas na cabeceira dos lotes, constituindo a povoação.

Hoje em dia, abriga grande parte dos estabelecimentos comerciais da cidade e vários atrativos culturais como, por exemplo, a Antiga Igreja Matriz de São Miguel (1880), a Igreja Evangélica (1855), a Igreja Evangélica Luterana (1938), a Sociedade de Canto Santa Cecília (1927), a Sociedade Atiradores (1897), o Colégio Imaculada Conceição (1900), e a Casa Kieling, lugar que abriga o Museu Histórico.

Inédito no Rio Grande do Sul, o Palco Móvel foi inaugurado em dezembro de 2001. Com 70m² de área, ele possui estrutura de ferro e funciona com sistema de elevação moto-redutor. A plataforma fica suspensa num vão de cinco metros de altura, permitindo o trânsito de automóveis e fica a 1,20m do chão, quando baixada. O espaço é utilizado para apresentações artísticas e culturais.

 

Fonte em 27/11/2015: http://www.doisirmaos.rs.gov.br/guia/avenida-sao-miguel/ e http://www.codecity.com.br/site/content/detalhe/?idPonto=53


Tags: dois irmaos, palco móvel, são miguel, ponto turistico,